segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Artisticamente desconfortante


Do aclamado cineasta dinamarquês, Lars Von Trier, desconhecido do grande publico até sua polêmica declaração no Festival de Cannes onde afirmou ser simpatizante de Hitler, autoproclamando-se nazista, sendo logo em seguida considerado "persona non grata" no festival. O filme Melancolia pode ser considerado artisticamente caótico, onde a estética da montagem, a câmera no ombro e seus planos gerais, e o drama angustiante da trama tornam-no desconfortante para os espectadores.

Melancolia é uma história sobre a destruição do planeta, a Terra está prestes a se chocar com um planeta homônimo ao titulo do filme. Contudo ele se difere de outros que abordam tal catástrofe, a verdadeira história é sobre, adivinhem vocês: melancolia. A fragilidade da espécie humana, evidenciado as distintas irmãs Claire (Charlotte Gainsbourg) e Justine (Kirsten Dunst), que esperam impotentes, cada qual a sua maneira, o momento da colisão entre os planetas.
Dividido em duas partes extensas, Melancolia começa com uma sequência de imagens estáticas, e segue com o casamento de Justine, a mais nova das irmãs, que vive uma falsa felicidade e anseia pela chegada do planeta para acabar com sua triste vida. A trama ganha outros rumos com Claire a irmã que se vê temerosa com a morte. Melancolia é um drama sobre a natureza humana e suas diversas reações diante da relação entre vida e morte.
Adson M. Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário