segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Explosão de melancolia


 O filme “Melancolia” (2011) do cineasta Lars Von Trier pode despertar as mais variadas sensações. Trier está entre os melhores diretores contemporâneos e geralmente conserva o estilo extremista, ou oito ou oitenta. Ele tem a habilidade de criar imagens singulares e que ao mesmo tempo causem certo incômodo. Quem aprecia o cinema, consegue perceber que ele faz uma mistura interessante entre a estética e a trilha sonora.
 Apesar de existir uma leve monotonia, vale à pena assistir “Melancolia”, o filme carrega simplicidade. Por causa de um Planeta desgovernado (melancolia) que vem em direção à Terra, o fim do mundo está por vir. John (Kiefer Sutherland) é um homem muito rico que não acredita na chegada do fim do mundo e que esse tal Melancolia  está apenas de passagem. Claire (Charlotte Gainsbourg) é esposa de John e está em pânico com o possível fim do mundo. O filme é separado em duas partes, o que conserva uma das características do diretor, a primeira parte voltada para o drama do casamento de Justine (Kirsten Dunst, que foi premiada em Cannes pela grande atuação no filme Melancolia), suas dificuldades familiares e conflitos internos, os altos e baixos típicos das pessoas, o combate contra uma depressão profunda que não há um motivo claro.
Ao assistir Melancolia paramos para nos questionar sobre o fim do mundo, se é realmente tão melancólico como os personagens acreditam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário