segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Depressão e astronomia

Conhecido por produzir filmes dramáticos, o cineasta Lars Von Trier apresenta Melancolia (2011, Suécia, França, Alemanha e Itália), identificado como um drama “psicológico” igualmente aos outros produzidos como os mais conhecidos Anticristo e Dogvile. O filme  se passa na vida de duas irmãs, Claire (Charlotte Gainsbourg, no papel secundário, premiada como melhor atriz em 2009 pelo filme, ”Anticristo” em Cannes) e Justine (Kirsten Dunst, cuja interpretação, ganhou o prêmio de melhor atriz no mesmo festival de cinema em 2011.)
A princípio Justine demonstra-se sensível e depressiva, Claire de personalidade aparentemente normal. Quando ficam sabendo, que um planeta  entrará em rota de colisão, com a Terra, as duas irmãs “mudam” de personalidade.
Para contar a história das irmãs, O filme divide-se em dois capítulos. O começo mostra a festa de casamento de Justine, e a sua família dramática, a começar pela mãe das meninas, Interpretada pela atriz Charlotte Rampling que não acreditava em matrimônios. O pai delas alcoólatra, Claire e o marido rico que bancava a festa de casamento de sua cunhada, e a visível infelicidade de Justine no dia de seu casamento.
Com a interpretação de Kirsten Dunst, o filme faz uma mistura de emoções, com direito a mudanças de humor repentinas e violentas, por parte das personagens. Von Trier descreveu o fim do mundo, usando a figura de uma criança, onde ela acreditava em que Justine (Kirsten Dunst),já conformada, pudesse fazer algo para impedir uma tragédia. 
Na segunda parte do filme chamada “Claire”, em que já aparece a notícia da colisão, fica clara a transformação de personalidade das irmãs: Justine fica tranquila e Claire preocupada. Percebe-se também a complexidade de Justine, nesta parte do longa metragem,ela já conformada, conclui que a humanidade ou que a Terra é má, e ninguém sentiria falta dela.Ela já sabia o que iria acontecer,  o destino de todos era a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário