quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O efeito Melancolia

O filme Melancolia , 2011, dirigido pelo cineasta dinamarquês Lars Von Trierr, foi dividido em dois capitulos, com músicas de Beethoven, pinturas pré- rafaelitas, presentes na obra.
O primeiro capitulo conta a historia de Justine (Kirsten Dunst), que no início do filme aparece linda se deslocando pra um castelo para casar-se com um homem lindo, compreensivo e apaixonado, o segundo com Claire (Charlotte Gainsbourg), que simboliza a irmandade, uma pessoa que aparece como sensata.
No inicio do filme, aparece uma limusine, representando tropeços dessa viagem.  No carro, encontra-se os noivos Justine (Kirsten Dunst) e Michael (Alexander Skarsgård), rindo de toda situação - eles estavam super atrasados pra sua festa de casamento.
Justine possui uma sombra cinza amarrada ao calcanhar.  Uma depressão que acabou contaminando seu ânimo, ela começa a mudar de temperamento antes da festa acabar, ela tenta se esforçar, mas não adianta e se depara com um vazio dentro de si. Claire (Charlotte Gainsbourg) aparece como a figura sensata da família.  Diante de toda situação emocional de sua irmã, ela surge ao lado do seu marido Jonh (Kiefer Sutherland) - que é um astrônomo- e do seu filho (Stefan Cronwall) considerada como um alicerce para eles.
Durante o filme, o humor de ambas as irmães se transformam, em ocasioes definitivas devido a onipresença do planeta “Melancolia”. É nitido notar que Justine é uma jovem deprimida, ficando uma harmonia que não lhe pertence. Na segunda parte do filme noateremos que a sua irmão mais velha Claire (Charlotte Gainsbourg), está visivelmente preocupada devido a previsão que anuncia a colisão entre o planeta Melancolia e a Terra. Diante das evidencias, o pior acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário