quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O olhar do fim do mundo

Se você esta esperando por um filme suave, feliz e relaxante, esqueça Melancolia – filme produzido pelo polêmico Lars Von Trier neste ano de 2011, mas se sua opção for refletir sobre a vida, do modo mais assustador e cruel, não deixe de ver essa surpreendente historia.
Lars Von Trier – autor do denso e surpreendente filme traz para o espectador, novas formas de observar a vida.  A história central baseia-se no fim do mundo triste, confuso e incerto, com a colisão de um “novo planeta” apelidado “Melancolia” com as reações e medos das duas irmãs ao “assistir” o fim do mundo chegar. 
O filme é divido em duas partes, a primeira retrata a historia de Justine (Kirsten Dunst) – a irmã menos compreendida, aparentemente deprimida, e que almeja se encontrar e acreditar na sua real existência, tentando compreender as expansões que o momento do apocalipse pode trazer à sua vida. Já sua irmã mais velha Claire (Charlotte Gainsbourg), é aparentemente mais “normal”,  casada com o bem sucedido astronauta John (Kiefer Sutherland) e mãe do pequeno (Stefan Cronwall) tenta “esquecer” que aquele momento está realmente acontecendo e fica apavorada com medo da morte.
 O autor, ao criar esse filme não pensou apenas em julgamentos e polemicas, mas a meu ver, em transformar as inquietações, fragilidades e medos do ser humano, em um momento de reflexão e caça pelo eu – interior, de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário