segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Beleza Melancólica

Diante da esperada felicidade do casamento, onde viver feliz para sempre ao lado de quem realmente ama está apenas começando, seria capaz que em algum momento deste dia inesquecível o sentimento da depressão aos poucos possa lhe consumir? Pois é a partir daí que começa a trama de Melancolia (ano de produção0, o mais novo filme do diretor dinamarquês Lars Von Trier. O que poderia ser mais um trabalho que conta a simples história do fim do mundo, o longa consegue misturar as sensações, onde a humanidade será extinta, mas enquanto isso o vazio da depressão parece antecipar a morte e acaba trazendo junto o conformismo diante do inevitável.
A obra que une drama e ficção cientifica têm no elenco Charlotte Gainsbourg e Kirsten Dunst interpretando as irmãs Claire e Justine, respectivamente. Juntas elas mostram ao espectador a relação entre duas irmãs que com personalidades opostas. A aparência de sucesso e felicidade, que deveria ser mantida na família, começa a se desfazer num jogo de imagens bem produzidas que colabora com o enredo do filme e encaixa perfeitamente com a mensagem que o diretor quer transmitir.
Desta vez o fim do mundo é retratado a partir da descoberta de um planeta, chamado Melancolia, que por todos esses tempos vivia escondido atrás do Sol sem o conhecimento dos humanos. Até que em determinado momento ele sai dessa rota e começa a se aproximar da Terra onde acontecerá uma colisão, essa descoberta é o que dá inicio ao drama do filme. De fato, a sétima arte ainda não havia criado um modo tão peculiar para justificar o fim da humanidade. E ainda, a idéia de Von Trier em elaborar uma historia paralela do que normalmente se vê nos demais filmes elaborados anteriormente por ele, traz o diferencial. O modo como a historia se desenrola diante de imagens e sons bem casados prendem a atenção de quem assiste.
No elenco de Melancolia também estão presentes os atores Alexander Skarsgard e Kiefer Sutherland interpretando os maridos das irmãs protagonistas do drama. Os efeitos das imagens, a historia sobre a reflexão do fim do mundo e da relação familiar e uma impecável interpretação de Kirsten Dunst. Este, aliás, lhe rendeu o prêmio de melhor atriz do Festival de Cannes deste ano. Melancolia parece querer transformar o pensamento negativo em obra de arte. Já que o mundo vai acabar, que acabe então de uma forma inesperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário