segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Melancolia,o fim do mundo

Melancolia (2011) é um filme de ficção científica, baseado no fim do mundo. A abertura dramática,por mais de 10 minutos, nos induz a viajar em um mundo angustiante através da ópera Tristão Isolda, de Richard Wagner. O espectador fica nostalgiado por várias cenas em câmera lenta, como se fossem pinturas em movimento.
O cineasta dinamarquês Lars Von Trier, dividiu o filme em dois capítulos diferentes, porém interligados entre si. O primeiro capítulo retrata o suntuoso casamento de Justine (Kirsten Dunst) e Michael (Alexander Skarsgard) e a sua família problemática, uma mãe histérica e apaixonada pelo marido, enquanto que o segundo voltado para a destruição, mostra como a família de Claire (Charlotte Gainsbourg), lida com a colisão do planeta Melancolia com a Terra. De forma irônica, percebemos a visão do cineasta sobre a catástrofe que está se abatendo sobre a terra.
Justine encara a câmera com um profundo olhar de tristeza enquanto pássaros mortos caem a sua volta. Claire carrega o filho Léo com dificuldade por um campo de golfe. Justine (Kirsten Dunst), vestida de noiva, aparece amarrada a fios de lã e depois sendo levada pela correnteza. Um cavalo cai em silencio. É o anúncio do fim do mundo.
O que emociona o espectador são as diversas tonalidades dadas à personagem Justine, desde o seu casamento até o suposto fim do mundo. Como ela não consegue encontrar o seu espaço, o casamento acaba se tornando algo conflitante e a leva a uma terrível melancolia.
O segundo capítulo é focado em Claire, que vive seu dia-a-dia tranquilamente junto com o marido e o filho. Quando ela se dá conta que é um ser mortal tudo se resume em ansiedade, insegurança, nervosismo e medo com isso deposita toda sua confiança no marido John (Kiefer Sutherland), que desperta na esposa equilíbrio, fé e conforto.
 As duas irmãs têm personalidades completamente opostas. Enquanto Justine é um espelho de uma pessoa conformada com o fim, Claire é o retrato vivo da reação da maioria da população que se desesperaria ao encontrar-se em situação semelhante. No filme não há notícias e nem pânico passados como na maioria dos filmes hollywoodianos. O cineasta brinca com o psicológico dos personagens, mexe com a moral das irmãs e apesar do fim ser algo previsível ao espectador, se torna emocionante e assustador.

Um comentário:

  1. https://www.facebook.com/erealizacoeseditora/photos/a.213839598654854.50130.213460985359382/825322820839859/?type=1&theater

    ResponderExcluir